Empório Vaidade: Guia de Cabelos: Pontas Duplas

Guia de Cabelos: Pontas Duplas

Oi oi gente !
Depois que passei por um processo químico que acabou com meu cabelo, eu virei a louca e tarada por produtos que podem salvar os fios sem ter a necessidade de cortar o cabelo bem curtinho.

Pensando nisso, criei um " Guia de Cabelos " que podem te ajudar a evitar e amenizar certos danos dos fios.
Hoje vamos começar falando sobre as Pontas Duplas que tanto incomodam.




Você sabe porque tem Pontas Duplas?

Com certeza você deve saber que as pontas danificadas aparecem quando há um uso excessivo de produtos químicos nos fios ( como coloração, progressiva, alisamento, relaxamento e assim vai ). Tal excesso fazem com que as cutículas ( parte externa do fio ) se parte em duas, três ou até quatro partes. Sim...se você está pensando que o cabelo só pode ter pontas duplas, você está completamente enganada! As pontas podem ser duplas, triplas ou até quádruplas. 
Também existem outros fatores que colaboram para o aparecimentos destas pontas, que são as chapinhas e secador de cabelo. Além disso também podemos contar com os fatores naturais, como o sol e o mar que colaboram muito para que isso aconteça. Certo meninas?!

E agora, preciso cortar o cabelo?

A notícia ruim é que sim, você vai precisar cortar um pouco das pontas do seu cabelo. Mas isso não significa que você terá que fazer aquele corte super curto, claro que não. Hoje em dia existem várias técnicas especiais de corte para esse tipo de caso, converse com seu cabeleireiro e se informe, procure uma técnica que seja viável para você e não muito caro. Hoje em dia existe uma técnica de corte chamada "Bordado" que elimina as pontas duplas do seu cabelo sem tirar mais de 1 cm do comprimento. Geralmente os profissionais fazem essa técnica com os fios seco pois assim eles conseguem visualizar melhor onde estão as pontas mais danificadas. A notícia ruim é que essa técnica é cara, não sei informar o preço mas já ouvi dizer que o preço é salgado.

Mas e o Reparador de Pontas? Não adianta?

Você pode usar o reparador para ajudar à amenizar o aspecto das pontas danificadas, mas ele não vai resolver o seu problema. Ele funciona mas só a curto prazo. Os reparadores de silicone, queratina e os leave-ins são apenas recursos de emergência. Eles vão camuflar as pontas do cabelo pois funcionam como se fosse um cola que vai juntas as pontas separadas, mas infelizmente a mágica acaba na hora da lavagem.

Esses são os reparadores que eu mais gosto de usar e que não deixam meu cabelo pesado.




Tem alguma receita caseira para ajudar neste caso?

Sim, você pode fazer algumas receitinhas caseiras que ajudam a selar a cutícula do cabelo e deixam os fios com um brilho imenso. Mas antes de tudo, é muito importante que você faça hidratação semanal nos fios pois vai ajudá-los à ficar mais forte e resistente. Aposte no óleo de Argan quando fizer hidratações pois é ótimo e também sempre utilize protetor térmico antes de usar a chapinha ou o secador.

Abaixo, eu deixo a foto  do óleo de argan e do protetor térmico que estou usando atualmente e que eu super indico.



Agora vou deixar a receita caseira usando açúcar e que faz muita diferença no meu cabelo, pois o açúcar age nos fios selando as cutículas e fazendo com que os fios fiquem muito brilhantes e macio.

Você vai precisar de:

Creme de hidratação de sua preferência ( Eu uso 3 colheres de sopa )
Óleo de Argan ( 1/2 colher de sopa )
Bepantol Líquido ( 1/2 tampinha dele )
Açúcar ( Coloco 1 colher de sopa )

Misture tudo até que todo o açúcar seja desfeito. Separe o cabelo em partes e aplique massageando. Depois deixe o produto agir nos fios por 30 minutos e enxágue normalmente. Depois ainda com o cabelo úmido, aplique 1 gota de óleo de argan para finalizar e deixe o cabelo secar naturalmente ( não aplique secador )

Vejam o resultado desta hidratação no meu cabelo.



Nunca faça:

* Se você utiliza o secador com frequência, nunca encoste ele diretamente nos fios, você precisa sempre respeitar o limite de distância. Nunca passe a chapinha muitas vezes na mesma mecha de cabelo, isso danifica muito.

* Procure sempre um profissional na hora de aparar as pontas do cabelo, nunca faça isso em casa, sozinha...a não ser que você entenda do assunto e saiba o que está fazendo. Se você não entende muito bem ou não sabe cortar o cabelo sozinha, não tente pois pode deixar o seu cabelo sensível.

* Use sempre escovas ou pentes com dentes largos e de preferência de madeira, pois facilita na hora de desembaraçar os fios e na hora de fazer isso, comece sempre de baixo para cima e com cuidado para não fazer com que os fios arrebente.


Eu espero que tenham gostado deste primeiro post com dicas para salvar o seu cabelo. Assim que der, eu volto com mais dicas.

Beijos ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário