Verão + Calor = Doenças | Previna-se

  • 13:23
  • 06 janeiro 2014
  • Olá amores !!
    Como alguns sabem, eu moro no Rio de Janeiro...Rio 40 graus !!
    40 graus mesmo gente. Aqui no RJ os termômetros chegam a marcar 40 graus, mas a sensação térmica passa dos 50, acreditem!


    Esse tempo é péssimo para muitas pessoas, inclusive para mim e que passo mal horrores, tenho tonturas, desmaios, enjoos e falta de ar...sair sozinha nem rola porque tenho muito medo de ter um mal súbito na rua.

    Por falar em " Mal Súbito" , você sabe o que é? Sabe a diferença entre o mal súbito e a insolação?

    O post de hoje é para falar sobre isso, trazer estas informações para as pessoas que muitas vezes não sabem a diferença entre sintomas causados pelo calor e as doenças que podemos adquirir com o verão.

    O que é o Mal Súbito?

    MAL SÚBITO
    É um mal-estar que ocorre após a exposição por muito tempo num local quente e pouco arejado (como um estádio lotado). Ele leva o corpo a uma perda excessiva de água e sal. É mais comum em pessoas que não estão acostumadas a estas condições ou em idosos.


    Sintomas: Exaustão, ausência de forças, e até mesmo agitação; dores de cabeça, tonturas, enjoos, cãibras, devido à perda de sal; a temperatura continua normal ou cai; palidez e suores frios; respiração acelerada e pouco intensa; possibilidade de desmaio após qualquer movimento brusco.

    O que é Insolação?

    INSOLAÇÃO
    Além da permanência em lugares abafados, o diferencial da insolação para o mal súbito é a exposição prolongada ao Sol. O corpo se torna incapaz de controlar a temperatura pela transpiração.


    Sintomas: Agitação, rápida perda de consciência; dores de cabeça, tonturas, sensação de calor e, ocasionalmente, náuseas e vômitos; a temperatura pode chegar até 43oC, deixando a pele quente, vermelha e seca; respiração acelerada e barulhenta; pulsação irregular de 140 batimentos por minuto, o normal varia entre 70 e 80.




    Agora vou listar algumas doenças causadas pelo calor e que podem ser evitadas se prestarmos muito atenção:


    Bicho Geográfico
    Sentar na areia sem a devida proteção, passar por águas lamacentas ou até mesmo entrar no mar que não proporcione as devidas condições para banho pode ocasionar problemas como bicho geográfico, que provém dos parasitas encontrados nas fezes de cães e gatos. Inicialmente, causa uma coceira insuportável e depois começa a fazer um “caminho” avermelhado na pele, parecido com linhas de um mapa. Atinge principalmente as mãos, pés, pernas e bumbum. De acordo com dermatologistas, o tratamento costuma ser rápido, mas ela avisa:” dependendo do tamanho da lesão usa-se vermífugos por via oral. Se a lesão ainda é pequena pode-se usar apenas creme (geralmente o tiabendazol) no local”, diz.O melhor meio de prevenção é usar chinelos na praia e não entrar em contato direto com a areia, sempre protegendo-se com cangas ou esteiras. E, para sua prevenção e dos outros, não levar animais à praia.


    Candidíase
    É uma doença causada por fungos que atinge principalmente as mulheres. Na praia, elas costumam ficar com o biquíni molhado durante horas, o que pode aumentar a chance de infecção. Os principais sintomas são o corrimento esbranquiçado, coceiras e prurido no local. Dormir sem calcinha, evitar o uso de calças ou roupas apertadas e ter uma alimentação saudável são algumas forma de prevenção. O tratamento geralmente é feito com cremes vaginais, mas varia de caso para caso, por isso, o recomendado é a consulta ao ginecologista para uma melhor avaliação.


    Intoxicação Alimentar
    Xis, maionese, fritura e guloseimas. No verão, geralmente ocorrem descuidos na alimentação: de férias é comum abusar dos alimentos calóricos e comer em locais de procedência duvidosa. Vendedores ambulantes, barraquinhas e até mesmo restaurantes podem conservar mal as comidas e, em consequência disto, ocasionar uma intoxicação alimentar. Os principais sintomas são diarreia, vômitos, dores abdominais e, em alguns casos, febre. Geralmente, o tratamento é feito com repouso, hidratação e ingestão de fibras e alimentos saudáveis. Em casos mais graves ou de muito desconforto, deve-se procurar atendimento médico


    Cuide-se e não deixe que essas doenças acabem com o verão de vocês !

    Beijos !!

    Comentário(s)
    2 Comentário(s)
    Chris Kelen 6/1/14

    post ótimo! adorei as dicas, muito bom!!

    Beijinhos,
    Blog Manias de Beauté! - Fan Page - Youtube - Twitter - Instagram

    Nena 6/1/14

    Que bom que gostou do post flor.
    Obrigada pelo comentário!!

    Bjos

    Tecnologia do Blogger.
    @nenobre no Instagram