Saúde & Bem Estar

  • 11:25
  • 04 julho 2012
  • Resfriado, Gripe ou Alergia ?

    Nessa época do ano, milheres de pessoas sofrem com os famosos sintomas da gripe. Ou será resfriado?
    Ahhh...no meu caso é somente uma crise alérgica....Será? !

    Vamos entender melhor o que é realmente uma gripe, resfriado ou alergia.
    Resolvi fazer esse post para tentar ajudar pessoas que assim como eu sofrem demais com essas coisas, não só nessa época do ano (Inverno) mas também em todas as outras.




    Vamos lá então:

    A Gripe

    A Gripe é um infecção causada pelo vírus Influenza. Muitas vezes uma pessoa apresenta o nariz escorrendo e já associa tal sintoma à uma gripe e segundo especialistas isso está errado.
    A Gripe é inconfundível e por ser uma infecção muito forte para o organismo, muitas vezes pode evoluir para complicações sérias. Um fator muito importante para percepção da gripe é o indivíduo apresentar febre.
    A Gripe geralmente é contraída na época do outono/inverno e a pessoa raramente contraí o vírus 2x ao ano.
    Segundo os especialistas os sintomas principais são: Dor no corpo, nos músculos, mal-estar, dor de cabeça, febre e os sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, entre outros).
    O tratamento é indicado pelo médico, que geralmente passa remédios que aliviam os sintomas, como antitérmicos, xarope, soro para o nariz entupido, entre outros. Se a gripe for detectada logo nas primeiras 48 horas, crianças com mais de 1 ano podem usar antivirais específicos, que atacam o vírus da gripe. Apenas o pediatra pode prescrever.

    O Resfriado

    O resfriado é causado por vários vírus e não 1 como no caso da gripe.
    Esse sim pode ser adquirido várias e várias vezes ao ano e de acordo com especialistas, apesar de ser bem incômodo o resfriado não é grave e não traz complicações sérias.
    Os sintomas são os mesmo sintomas respiratórios que a gripe apresenta e em casos de resfriado leve não há necessidade de tomar medicamentos, o mais indicado é esperar o resfriado passar, mas nos casos de resfriado forte é aconselhável tomar um medicamento que alivie os sintomas.
    Ahhh...esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico, nada de sair tomando remédios por conta própria.


    A Alergia

    A alergia é uma das coisas que mais atinge as pessoas. Geralmente afeta quem possui problemas respiratórios, no meu caso eu vivo com alergia direto, sofro muito com cheiro de perfumes, de produtos de limpeza, com o pelo da minha gatinha, etc...são muitas coisas que fazem com que a alergia apareça.
    A gripe e o resfriado duram em média 7 dias.
    A alergia é crônica como no meu caso, está ali o tempo todo e não apresenta os sintomas como dor de cabela, febre..é só aquele incômodo terrível de coriza, sinusite  e espirros sem fim.
    Para evitar ou amenizar esse problema é necessário a pessoa saber o que está causando a alergia e evitar ao máximo o contato com coisas que provocam os sintomas, como disse anteriormente: poeira, pelo de animal, etc...e o tratamento é feito através de antialérgicos que na maioria dos casos dá um sono infinito, mas é melhor dormir do que ter essas crises terríveis.



    Espero ter ajudado.


    Comentário(s)
    1 Comentário(s)
    Vanessa B. 4/7/12

    eu não tenho problemas em relação a mudança de tempo :)


    Tem sorteio no meu blog

    http://vanitymodeon.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-em-parceria-com-smart-life.html

    Tecnologia do Blogger.